Africa
Seus ritos são realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte.
Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, esses transmitiram vários costumes como:
- A capoeira, que foi criada logo após a chegada ao Brasil na época da escravização como luta defensiva, já que não tinham acesso a armas de fogo;
- O candomblé, que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados;
- A culinária recebeu grandes novidades africanas, como o leite de coco, óleo de palmeira, azeite de dendê.
Parte da população negra que veio para o Brasil, principalmente do norte da A´frica era muçulmana, alfabetizada (em aramaico) e muitos reis, rainhas , médicos,... vieram e foram submetidos a condição de escravo. Principalmente estes do Norte da Africa, eram mais aceitos pelos brancos e geralmente eram colocados para trabalhar na Casa Grande. Desta forma influenciaram diretamente a educação das crianças, no preparo da alimentação. Na religião, a infuencia foi muito grande, já que a religião deles era proibida, e eram obrigados a frequentar a missa aos domingos.
O que ocorria: quando retornavam da missa reuniam-se nas Senzalas e oravam para os seus