Fungos
Os fungos são seres eucariontes aclorofilados e existem espécies unicelulares e pluricelulares. Como não possuem clorofila não realizam a fotossíntese e, portanto, precisam retirar os nutrientes do meio onde vivem, sendo, então, heterotróficos. Esses organismos são de fundamental importância para o equilíbrio da natureza, pois, junto com as bactérias, desempenham o papel de decompositores. A decomposição permite que restos de animais e vegetais (matéria orgânica) sejam transformados, propiciando a reciclagem de nutrientes.
ESTRUTURA
Os fungos multicelulares são constituídos por uma rede de filamentos ramificados chamados hifas. Estas contêm citoplasma e núcleos e podem apresentar diferentes formas. As hifas iniciam-se como formações tubulares que, a partir de esporos, se ramificam continuamente formando uma rede mais ou menos densa de filamentos, o micélio.
Em muitos fungos as hifas possuem septos que delimitam compartimentos correspondentes a células. O aspecto filamentoso do micélio confere-lhe uma grande superfície, através da qual se realiza a absorção de nutrientes. Esta rede de filamentos estende-se rapidamente em todas as direções através da fonte de alimento. Por vezes as hifas organizam-se formando corpos compactos como, por exemplo, nos cogumelos.
NUTRIÇÃO E RESPIRAÇÃO
Os fungos são heterotróficos, sendo sapróbios, que se alimentam de restos orgânicos, ou parasitas de vegetais e animais. Para se nutrir, os fungos liberam enzimas digestivas sobre a matéria orgânica e em seguida absorvem os nutrientes provenientes da digestão extracorpórea. A maioria dos fungos possui respiração aeróbia, porém há as leveduras fermentadoras anaeróbias facultativas.
CLASSIFICAÇÃO
ASCOMICETOS São fungos com hifas septadas e possuem o asco, estrutura em forma de saco onde são produzidos os ascósporos, ou seja, esporos sexuados. A reprodução sexuada ocorre quando hifas se fundem