Africa
A republica Sul – Africana , ou África do Sul, após romper os laços políticos que a mantinha ligada ao Reino unido e retirar-se da Comunidade Britânica das Nações , tornou-se um estado independente em 1961. Nesse ano, chegou ao poder o Partido Nacional , controlado pela minoria branca descendente de holandeses e alemãs que haviam migrado para o país desde o século XVII. A partir de então , essa minoria , para manter-se no poder , implantou um regime de segregação racial conhecido como apartheid. Houve, com isso, uma radicalização das leis racistas e segregacionistas, que já vinham sendo implantadas antes mesmo da independência , penalizando absurdamente a maioria negra, formada por diversas etnias , entre as quais os zulus , os xhosas, os pedis e os sothos.
A África do Sul contou, no pós – Segunda Guerra Mundial, quando se acelerou seu processo de industrialização iniciado nos anos 1920, com uma forte participação de investimentos estrangeiros em sua economia , predominantemente norte-americanos e britânicos . Os capitais externos distribuíram-se por vários setores , com destaque para a mineração, enquanto os investimentos estatais concentraram-se na industria bélica e em obras de infra-estrutura, hoje o parque industrial sul-africano é bastante diversificado.
A disponibilidade de mão-de-obra barata, superexplorada pelo regime do apartheid , e as enormes reservas minerais e energéticas do país , entre as maiores do mundo , muito contribuíram para sua industrialização , sendo os fatores que mais atraíram os investimentos estrangeiros. As exportações de uma parte dessas reservas geraram recursos que foram gradativamente investidos na industria , o que também contribuiu para o processo de industrialização do país.
O componente racial, na África do Sul, influi