Africa Musica
A África é um continente com um leque enorme de diversidade étnica, cultural e linguística. Uma descrição geral da chamada música africana não seria possível dada a quantidade e variedade de expressões. No entanto, existem semelhanças regionais entre grupos desiguais, assim como as tendências que são constantes ao longo de todo o comprimento e a largura do continente africano.
A música africana regista uma grande diversidade de tradições musicais: a norte transmite a influência da cultura islâmica e no resto de África nota-se a presença de culturas de raiz africana. A música a sul do deserto do Sahara tem um papel fundamental na vida do dia-a-dia, fazendo parte de cerimónias e de rituais relacionadas com a vida do homem. É muito rica no aspecto rítmico. Há uma grande variedade de instrumentos musicais, entre eles: o balafom, karkabous, m´bira ou quissange, tambor africano, cabaza, rebab, ad`úff...
Ilustração – geografia etnomusical de África
A forma como os africanos falam, cantam, dançam, está relacionada com os sons dos tambores. Os rituais, os cânticos religiosos, tudo envolve os tambores e o swing, isto é, o corpo, que não pode ficar parado.
Instrumentos musicais
Os instrumentos tradicionais utilizados na música Africana são:
•Idiofones: São instrumentos em que o som é provocado pela vibração do corpo do instrumento. Exemplo: reco-reco, chocalhos, ferrinho, panos.
•Membrafones: São instrumentos de percussão, que produzem som através da vibração de membranas distintas. Exemplo: tambores, bateria, percussão.
•Aerofones: São instrumentos cujo som é obtido através da vibração do ar. Exemplo: flautas, búzios, instrumentos de sopro.
•Cordofones: São instrumentos cujo som é obtido através da vibração de uma corda tencionada quando beliscada, percutida ou friccionada. Exemplo: violino, violão, cavaquinho, cimboa, guitarra portuguesa.
•Electrofones: Órgão eléctrico, guitarras eléctricas,