Africa (historia, relações comerciais e culturais)
As relações culturais e comerciais entre africanos e europeus teve inicio na colonização. A globalização intensifica cada vez mais a mistura de culturas e a padronização cultural, e teve inicio próximo a essa colonização.
Durante essa colonização, o Brasil também estava sendo colonizado. Os africanos eram trazidos para o Brasil, para trabalharem nas plantações do açúcar e futuramente em diversos outros campos de trabalho, como servir os senhores de engenhos em suas casas em todos os serviços domésticos e até maternos.
Então, no Brasil Moderno, viveram juntos no território brasileiro índios nativos, europeus e africanos. Essa aproximação de diferentes povos contribuiu diretamente com a diversidade étnica do Brasil contemporâneo.
A historia da África
Pré-história, Antiguidade e Idade Média.
O Norte da África é a região mais antiga do mundo. O fato de a civilização egípcia florescer e se inter-relacionar com as demais áreas culturais do mundo mediterrâneo teve vínculo estreito nessa região, há milhares de séculos, com que se desenvolveu geralmente a civilização ocidental. As colônias que pertenciam à Fenícia, Cartago, o processo de romanizar o continente, os vândalos que se fixaram e o Império Bizantino que influenciou tem deixado na totalidade da parte da África banhada pelo Mar Mediterrâneo uma parte principal da cultura que posteriormente quem assimilou e modificou foram os árabes, o que foi encontrado pela civilização no continente africano a importância de um campo em que se expandiu e consolidou a cultura muçulmana no Norte da África. As áreas de expansão do Islã foram o Sudão, o Saara e o litoral leste, favorecendo o acompanhamento das rotas de comércio do interior da África (escravos, ouro, penas de avestruz) e o estabelecimento de encraves marítimos (especiarias, seda) no Oceano Índico.
Naquela época, era conhecida pela África negra uma quantidade de impérios e estados que floresceram. Estes impérios e estados