Aformação do professor na era digital
CAMPUS CERRO LARGO
DISCIPLINA: PRÁTICAS DE ENSINO II
PROFESSORA: ROSÂNGELA HUMANN
ACADÊMICAS: ANDRESSA RAUBER, ALAÍS MORARI
A Formação do Professor na Era Digital
RESUMO
O ser humano desde a mais tenra idade se inicia o seu processo de socialização, onde a família participa prioritariamente para que este ser possa crescer e se adequar ao contexto e viver nele. A educação vem passando por um processo de constante mudança em face da evolução social e tecnológica, porém numa concepção histórica o professor foi o detentor do saber, o responsável em passar conhecimentos, considerado o dono da sabedoria. Ele era considerado a fonte de luz do conhecimento. Mas a tecnologia aliada à comunicação deu origem a uma nova necessidade de profissional, forçando a escola a render a essa poderosa força, não aceitando o professor, como mero repetidor, mas sim como alguém que possa tomar decisões, avaliar, criticar e buscar alternativas para aprimorar sua prática docente, possibilitando ao educando melhor preparo para atuação no contexto social contemporâneo.
Palavras chaves: formação. era digital.
INTRODUÇÃO
Atualmente nos deparamos com um mundo onde o que nos rodeia são as inúmeras inovações tecnológicas, que vem crescendo e se aprimorando a cada dia. Em meio estas, pensa-se no papel do professor na nossa sociedade, como se dá esta profissão perante estas constantes inovações. Isto nos leva a uma interessante reflexão, pois ao falarmos desta grandiosa profissão é o mesmo que identificar uma multiplicidade de diferentes ações para uma mesma função.
Juntamente com todas estas inovações vêm as “dificuldades” de conseguir ministrar uma aula do modo artesanal, ou seja, uma aula planejada dia após dia pelo professor. Onde para a sociedade contemporânea o mérito de ensinar cabe aos bons programas eletrônicos, o que permitiria que todos “aprendam sozinhos”, pensa-se então como seria isto possível sem a intervenção do professor?
O