Afecções alérgicas em equinos
Alergia em Eqüinos C.O.P.D. é a sigla em inglês que significa "Cronic obstrutiv pulmonary disease" ou Doença pulmonar crônica obstrutiva, doença de natureza alérgica e como causa secundária de infecções virais e bacterianas, que pode causar inúmeros problemas respiratórios nos eqüinos.
Este artigo vai auxiliar você a detectar a tempo e interpretar corretamente alguns dos sintomas desta doença e também ajudará a esclarecer as razões de alguns dos tratamentos e procedimentos utilizados pelos Médicos Veterinários para o tratamento desta enfermidade.
AR - O COMBUSTÍVEL DO SEU CAVALO
Qualquer que seja a raça do cavalo e independentemente de como ele é utilizado, as enfermidades respiratórias representam um dos principais problemas nesta espécie. Além do tempo que se perde no tratamento de qualquer enfermidade respiratória, existe um fator que preocupa os técnicos que é a possibilidade destas enfermidades se transformarem em um problema crônico. Isto pode prejudicar o rendimento a ponto de incapacitar o animal para as suas atividades.
De acordo com estudos representativos, a cada ano ao redor de 25% dos cavalos de corrida e de passeio contraem enfermidades agudas das vias respiratórias, enquanto que mais de 10 % dos mesmos desenvolvem diferentes tipos de doenças crônicas.
O primeiro sintoma de que algo não vai bem com o sistema respiratório é a fadiga, que pode ser intensa ou moderada, dependendo da intensidade do esforço físico à qual o animal é submetido. Pode ocorrer uma diminuição do apetite com a conseqüente perda de peso. Pode ocorrer um corrimento nasal a princípio aquoso, podendo se tornar viscoso e de coloração amarelada; respiração forçada e abdominal acompanhada de tosse; existem vários agentes que podem causar estes distúrbios, alguns deles são vírus e outros podem ser bactérias.
Em muitos casos pode ocorrer queda de desempenho e hemorragia pulmonar, com perda de sangue pelas narinas geralmente