ronaldicultura
1496 palavras
6 páginas
FARMACOLOGIA VETERINÁRIA II - MEDICINA VETERINÁRIA UNIFACVEST1
MEDICAMENTOS COM AÇÃO NO SISTEMA RESPIRATÓRIO
1.
INTRODUÇÃO
Etiologias variadas
2.
As doenças relacionadas com o sistema respiratório são de alta incidência na clínica veterinária.
Para um bom tratamento, deve-se identificar e tratar a causa. Somente após o início do tratamento específico que se indica o uso de medicamentos que aliviarão o desconforto respiratório.
MEDICAMENTOS COM AÇÃO NO SISTEMA RESPIRATÓRIO
MEDICAMENTOS SINTOMÁTICOS: aqueles que vão promover alívio dos sintomas: o Expectorantes
o
Antitussígenos ou béquicos
o
Broncodilatadores
o
Antinflamatórios
o
Descongestionantes
2.1. ESTIMULANTES RESPIRATÓRIOS: analépticos, estimulam SNC.
2.2. EXPECTORANTES
SISTEMA MUCOCILIAR: o Alguns mecanismos do aparelho respiratório desempenham função de defesa e limpeza da árvore respiratória, que incluem o reflexo da tosse e o sistema mucociliar .
o
O sistema mucociliar é responsável pela movimentação de fluidos (muco), os quais são produzidos pelas células caliciformes e pelas glândulas dos brônquios.
o
Todos os dias é produzida uma certa quantidade de muco. Os ágeis e sincronizados movimentos ciliares empurram esse muco para a glote. Durante este percurso, boa parte do muco é absorvida pela mucosa, chegando apenas aproximadamente 10% à glote, quantidade essa que é deglutida.
o
Quando alguma patologia encontra-se presente, há excessiva secreção de muco, além de este apresentar-se mais viscoso, pois ocorre mudança na proporção de água e outros elementos, com aumento especialmente de mucopolissacarídeos e proteínas. Este muco espesso recebe o nome de catarro.
O expectorante é responsável por promover a redução da viscosidade das secreções.
Portanto, esta classe de medicamentos é utilizada com a finalidade de aumentar a quantidade de catarro e reduzir a viscosidade das secreções,