Aerossóis
Conceito:
É qualquer sistema construído por uma fase dispersante gasosa (gás ou ar) no sio da qual se encontram suspensas pequenas partículas sólidas ou liquidas.
Características:
As partículas devem ter diâmetros inferiores a 50 µm e, usualmente, menor a 10 µm. A formação de um aerossol dependerá do poder de propulsão conferido pelos gases, exigindo a realização pela do objetivo pretendido, a existência de recipiente resistentes, onde estará contido o gás ou gases propelentes em mistura com o produto a dispersar. Só os aerossóis produzidos em recipientes adequados, providos de válvulas e onde exista um gás propelente, são susceptíveis a realizar eficazmente a sua missão terapêutica.
Classificassão:
• Aerossóis primitivos: Ex: Desodorante ( é o frasco do tubo preso a válvula).
Fundamentalmente são aerossóis que não necessitam de aparelhagem própria para sua produção. A tenuidade das partículas suspensas não é, porém, padronizadas e dos resultados terapêuticos são, portanto, muito variáveis.
Tipos de Aparelhos: A- Atomizadores. B – Nebulizadores C – Insulfladores D- Vaporizadores
Atomizadores: ( Dispersam soluções)
São tubos em “T” em que o ar injetado num dos ramos cria vácuo parcial na haste “T” que se mantém mergulhada na solução medicamentosa. A pressão necessária pode conseguir-se com uma pêra de borracha ou por meio de ar ou outro gás comprimido.
Nebulizadores: ( Dispersam Soluções)
São atomizadores especiais, dentro de frascos. Geralmente são acionados pelo ar comunicado por uma perda de borracha, ou pela compressão e expansão repetidas das paredes flexíveis de um recipiente que, em regra, é de material plástico.
Exemplo: Frasco de Rinossoro.
Insufladores: (Dispensam Pós)
São construídos para dispersar partículas sólidas no trato respiratório. Administram por este sistema micronizados com partículas de 5 µm de diâmetro. Por