Aeroporto
Vários órgãos competentes são responsáveis pela regulamentação de normas e gerenciamento do trafego aéreo brasileiro, relacionados estabelecem a ordem no controle de trafego aéreo.
Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)
O DECEA é uma organização brasileira responsável pelo gerenciamento estratégico e sistêmico do espaço aéreo no país, subordinada ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica. Todos os serviços que demandam um alto grau de tecnologia, mão de obra, pesquisa e planejamento especializados relacionados as gerenciamento do espaço aéreo são prestados pelo DECEA.
O DECEA incorpora atividades de alto grau de especialização para a operação e gestão estratégicas de sistemas como: proteção de voo, telecomunicações do comando da aeronáutica e sistema de busca e salvamento.
Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)
É o conjunto de órgãos e instalações que auxiliam à navegação aérea, radares de vigilância, centro de controle e torres de controle de aeródromo, estações de telecomunicações, recursos humanos entre outros, que tem como objetivo exercer a regularidade, segurança e eficiência do fluxo de trafego nos aeroportos e no espaço aéreo, abrangendo as seguintes atividades:
–Controle de Tráfego Aéreo (ATC);
–Telecomunicações aeronáuticas e auxílios à navegação aérea;
–Meteorologia aeronáutica;
–Cartografia e informações aeronáuticas;
–Busca e salvamento;
–Inspeção em voo;
–Coordenação e fiscalização de ensino técnico específico;
–Supervisão de fabricação, reparo, manutenção e distribuição de equipamentos terrestres de auxílio à navegação aérea.
INFRAERO
Fundada em 1973, a Infraero é uma empresa pública nacional comprometida com os usuários, contribuindo para simplificar melhorar a experiência de viagem dos passageiros, garantindo segurança e conforto. Vinculada à Secretaria de Aviação Civil (SAC), a Infraero é reconhecida como uma multiplicadora, pois está sempre aberta a