EADE anhembi
3090 palavras
13 páginas
Pergunta 1 0 em 0,5 pontos
Leia o trecho a seguir.
No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.
Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
Resposta Selecionada:
c.
tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
Resposta Correta:
b.
difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.
Pergunta 2
0 em 0,5 pontos
Observe o quadro a seguir.
Fonte: "International Communications Union" (conforme Magnoli, D e outros Visões do Mundo 2 - Moderna, São Paulo, 2002.)
O avanço tecnológico e do papel representado pelas telecomunicações são marcas significativas da "Era da Globalização". A respeito dessa relação, confira as seguintes afirmações:
I. O mundo globalizado, sobretudo após 1990, tem diminuído as diferenças entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, no que se refere a sua importância econômica, ao desenvolvimento das pesquisas e da tecnologia de ponta e a qualidade de vida de suas populações.
II. Muitas das grandes empresas de telefonia cresceram ainda mais nesse período da globalização (após 1990), devido aos processos de privatização que ocorreram na América Latina e em outras regiões do mundo, bem como pelas fusões de empresas e de seus capitais.