Aeronaves P3-AM
Agência Força Aérea - Dois P-3AM cobrem mais de um milhão de quilômetros quadrados no mar durante Operação
Você está recebendo este e-mail porque está cadastrado no E-FAB. Uma Lista de notícias, publicações e informações sobre a
Força Aérea Brasileira. atualizar meus dados | cancelar sua inscrição no e-fab
Dois P-3AM cobrem mais de um milhão de quilômetros quadrados no mar durante operação Duas aeronaves P-3AM da Força Aérea
Brasileira cobriram uma área superior a um milhão de quilômetros quadrados e identificaram 230 embarcações durante a
Operação Albacora 2013, realizada na primeira quinzena de julho. Em doze dias, um
P-3AM baseado em Fortaleza (CE) e outro em
Natal (RN) conseguiram mapear toda a atividade marítima pelos navios na região que envolve o arquipélago de Fernando de Noronha e os Penedos de São Pedro e São Paulo.
De acordo com o Tenente Coronel Fábio Morau, Comandante do Esquadrão Orungan, durante a
Albacora 2013 os P-3AM utilizaram sistemas embarcados capazes de detectar todo tipo de embarcação, inclusive à noite. “A tecnologia aeroembarcada é a mais moderna do mundo e nós somos capazes de realizar diversos tipos de missões”, explica.
Com mais de 30 metros de uma ponta da asa à outra e com o comprimento de nove carros populares enfileirados, cada P-3AM é capaz de realizar voos com até 16 horas de duração, o suficiente para patrulhar grandes áreas do litoral brasileiro ou até para ir à África e voltar em uma mesma missão. Dentro da fuselagem, computadores ligados em rede postos lado a lado fazem a cabine parecer uma lan house. A diferença é que as telas mostram dados de sensores como o radar, detector de anomalias magnéticas e sistemas visão de longo alcance, inclusive para observação noturna.
us7.campaign-archive1.com/?u=a2db56f81ec2bdd4a9428a763&id=537147395a&e=3b6d3635c5
1/3
05/08/13
Agência Força Aérea - Dois P-3AM cobrem mais de um milhão de quilômetros quadrados no mar durante Operação