Aeronautica
CONJUNTOS INFINITOS
Ao estudar os conjuntos numéricos, você percebeu que, em sua representação, aparecem três pontos (reticências)?
Por exemplo:
Você sabe o que isto significa?
Esta é uma das representações de conjunto infinito. Costuma-se dizer, por exemplo, que existem infinitos números inteiros.
Experimente perguntar a seus amigos o que é infinito e peça exemplos de conjuntos infinitos. Você vai ouvir que são infinitos os grãos de areia na praia, ou o número de gotas no oceano, ou de estrelas no céu.
Mas será que os grãos de areia de uma praia são infinitos? Se a sua resposta foi SIM, você está enganado!
Mesmo não sendo possível contar um a um, trata-se de uma situação de conjunto finito.
A contagem pode não ser um trabalho muito fácil, mas pode ser facilitada com algumas ferramentas matemáticas como, por exemplo, a Análise Combinatória.
Quando trabalhamos com operações entre conjuntos, é usual utilizarmos a representação de um “oito deitado” quando nos referimos ao infinito. Veja:
A noção de infinito é muito importante para o entendimento de diversos conceitos
1
Texto organizado por Flemming, D.M., na disciplina de Tópicos de Matemática Elementar I, do Curso de Matemática da UNISUL, 2006.
matemáticos. Podemos encerrar pensando sobre o significado do infinito para o homem. Fascinante seria especular sobre a origem da noção de infinito no espírito humano. Teria algo a ver com a percepção da finitude da vida diante do tempo? A percepção da imensidão que nos separa das estrelas? A visão do horizonte como algo inatingível? Existem tribos que só sabem contar até dez. Possuem elas a noção de um infinito? Da eternidade dos espíritos, por exemplo? Não estariam todas essas possíveis origens ligadas ao sentimento primeiro do tempo como uma sucessão de eventos? Se assim o é, o que impede que essa noção se estenda ao processo de contagem? Fato é que em algum momento da história da humanidade, o infinito irrompeu no