aeronautica
Os concursos para ingressar na Força Aérea Brasileira são realizados de acordo com a escolaridade exigida. Quem tem nível médio e técnico pode ingressar na FAB por meio dos concursos para o corpo de graduados e se tornar militar de carreira. Já aqueles que têm nível superior podem fazer concursos para oficiais temporários ou de carreira.
Para cumprir a missão de defesa do espaço aéreo, a Força Aérea Brasileira realiza diversas treinamentos e missões operacionais. Além disso, participa de ajudas humanitárias dentro e fora do País. O militar que ingressa na FAB deverá, recorrentemente, participar dessas missões.
Serviço Militar
O Serviço Militar obrigatório consiste na incorporação do cidadão às fileiras das Forças Armadas, por um período remunerado de cerca de um ano, após processo de seleção dos jovens alistados, conforme previsto na lei.
O soldado ingressa na Força Aérea apenas por meio do recrutamento obrigatório, podendo depois prestar exame de seleção interna para chegar até a graduação de cabo. Neste caso, ele permanece na FAB por até oito anos.
Carreiras
A situação do jovem que presta o Serviço Militar obrigatório, cumprindo o que determina a Lei do Serviço Militar, é diferente da situação do jovem que se inscreve para prestar concurso para uma das escolas da Força Aérea. O jovem aprovado em concurso seguirá a carreira das Armas e permanecerá na Força até passar para a chamada Reserva Remunerada (uma espécie de aposentadoria militar).
Todos os interessados podem ingressar na carreira militar participando dos exames de admissão para os cursos de formação de oficiais e formação de sargentos. Cada exame