Aeronautica
Neste trabalho será abordado como tema principal a Engenharia Aeronáutica que tem como objetivo o gerenciamento de atividades aeroespaciais. O mesmo apresentará instituições de graduação como, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – São Paulo; Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Minas Gerais; Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo; Universidade FUMEC (FUMEC) – Minas Gerais e outros. As formas de ingresso são por meio de vestibulares, onde os alunos são selecionados por suas notas. Tal curso é extremamente importante para a manutenção, o bom funcionamento da aeronave e principalmente para a segurança dos vôos. O trabalho está redigido em forma de texto,onde se destacará tres questões sobre o tema citado.
É o ramo da engenharia que se ocupa do projeto e da manutenção de aeronaves e do gerenciamento de atividades aeroespaciais. O engenheiro aeronáutico envolve-se no projeto e na construção de todos os tipos de aeronave, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites. Esse profissional é fundamental para a segurança de qualquer voo. É ele o responsável pelo processo de manutenção, pela realização de reparos e pelas inspeções periódicas da estrutura e dos equipamentos, como asas, motores e fuselagem. Cuida também dos sensores e instrumentos de controle. Além de fabricar aviões, pode gerenciar obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo.
O curso de Engenharia Aeronáutica é um curso que possui uma forte carga de matérias exatas. Nos dois primeiros anos, onde é feita a formação básica do engenheiro aeronáutico, será estudado muito cálculo e desenho técnico. A partir do terceiro ano, começam as matérias específicas da Aeronáutica, tais como, tecnologia aérea, eletrônica, mecânica de vôo e dinâmica estrutural para aeronaves.
Em algumas faculdades de Engenharia Aeronáutica, o aluno tem de fazer a opção por uma