Aec i
Sujeito: ratos albinos da linhagem Wistar com idade entre 2 e 3 meses criados em laboratório e devem estar privados de água por 48 horas.
Material: Caixa experimental de Skinner, água, caneta ou lápis, folha de registro, um cronometro e jaleco.
Procedimentos: Antes de tudo limpamos a caixa de condicionamento operante, e certificamos se estava funcionando e se estava tudo seco, colocamos papel na bandeja de detritos e lavamos as mãos. Ligamos a caixa de Skinner, colocamos o rato na caixa e começamos os experimentos que estão divididos em oito praticas.
1º Prática: Mensuração do nível operante Observamos os comportamentos do sujeito minuto a minuto antes de começar a modelagem para verificar como o sujeito reage sobre o ambiente.
Essa pratica foi realizada em 20 minutos e foi observada a freqüência de cinco repostas: de pressionar a barra, de tocar, farejar, levantar e de limpar-se.
2º Prática: Treino ao bebedouro Deixamos uma gota de água no bebedouro para o rato, apos ele beber, demos mais água sem deixar que se afastasse, depois esperamos ele se afastar e demos água novamente e assim até o rato associar o barulho do bebedouro é onde sai água.
Essa pratica foi realizada em --- minutos
3º Prática: Modelagem Nessa etapa passamos a liberar a água apenas para os comportamentos que mais se aproximavam da resposta de pressão a barra, a resposta inicial que tivemos foi a de tocar na barra com 1 mão foi reforçado 4 vezes, depois exigimos mais do rato para que tocasse a barra com as duas mãos, reforçamos novamente e exigimos que pressionasse a barra com as duas mãos, após ele pressionar a barra 10 vezes partimos para a próxima etapa.
Essa pratica foi realizada em --- minutos
4º Prática: Reforço contínuo da resposta de pressão a barra (CRF) Anotar na folha de registro a freqüência das mesmas respostas registradas durante a pratica número um e alisar quantas vezes ocorreu a resposta de pressão a barra.
Essa pratica foi realizada em