Introdução de relatório de aec i
De acordo com Skinner (1953), o enfraquecimento é quando tornamos uma resposta menos provável. Ainda segundo Skinner, o fortalecimento de uma resposta é sempre dependente do enfraquecimento concomitante de pelo menos outra resposta, e vice-versa.
A diminuição da frequência ou taxa das respostas a qual causa o enfraquecimento pode ser observada quando em laboratório o sujeito experimental aperta a barra de pressão e não recebe água, que seria o reforço. Apos várias tentativas do sujeito e em todas a água não aparece o sujeito se mostra confuso, começa a defecar, andar de um lado para o outro, demostrando algo como se fosse frustração por não receber seu “prêmio”.
4. O que é SACIAÇÃO, EXTINÇÃO, esquecimento e punição? Dê um ex. do cotidiano, de cada um.
Saciação é quando o sujeito fica “satisfeito” com o que recebe.
Keller e Schoenfeld (1968), referem-se à extinção como sendo algo na qual os operantes condicionados são extintos rompendo-se a relação entre o ato e o efeito. À medida que respostas sucessivas deixam de produzir reforço, a recorrência da resposta torna-se menos provável. (p.70, 71).
Skinner (1953), de forma bastante semelhante, afirma: Naquilo que uma resposta torna-se cada vez menos frequente quando o reforçamento não mais acontece. (p.69). E, efetivamente, uma diminuição na frequência das respostas anteriormente reforçadas pode ser o efeito que mais se destaca já que no processo de reforçamento toda nossa atenção estava voltada para o fortalecimento (ou aumento da frequência) da resposta reforçada.
Segundo Gomide e Weber (2003), a extinção ocorre quando deixamos de oferecer ao sujeito experimental o reforço após a resposta, ou seja, quando suspendemos a condição experimental