Atps - aec -i 1 etapa
PSICOLOGIA
3. º Semestre
ATPS
AEC - I
Aluno:
Maria Karla mendes.
Santo André Outubro/2011
CONDICIONAMENTO OPERANTE / MODELAGEM / REFORÇAMENTO
O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação.Exemplos deste comportamento seriam: jogar pedra, escrever uma palavra, abrir uma porta. O condicionamento operante é uma resposta a um estímulo puramente externo, é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
O instrumento fundamental de modelagem é o reforço - a conseqüência de uma ação quando percebida por quem a pratica. Para o behaviorismo em geral, o reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo (ação que evita uma conseqüência indesejada). No condicionamento operante, um mecanismo é fortalecido no sentido de tornar uma resposta mais provável, ou melhor, mais freqüente.
Thorndike à partir de seus experimentos com gatos propôs a lei de efeito como um enunciado que tentava esclarecer aquele comportamento que hoje é chamado de operante.
Para Skinner ao pesquisar os reflexos usando ratos de laboratório, ele verificou duas coisas: Que nem toda ação dos animais podia com facilidade ser atribuída a eventos antecedentes da forma relatada por Pavlov, e que dependendo de qual era a conseqüência de uma ação, sua freqüência aumentava, sem que houvesse um aumento na freqüência de estímulos antecedentes que a pudesse estar eliciando. De acordo com Skinner, o comportamento é fracionado para facilitar a análise. Estas partes são as unidades que consideramos e