AEC II
Criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner, comportamento operante é o procedimento onde uma resposta é modelada através de reforço diferencial. Toda resposta gera uma consequência, se for reforçada aumenta a probabilidade de ocorrer no futuro, se for punitiva diminui a probabilidade de ocorrência além de gerar outros efeitos colaterais. O comportamento operante é modelado a partir do nosso repertório inato, respostas que geram reforço aumentam a frequência e estabelecem novo repertório, onde há aumento da probabilidade de ser emitido em contexto semelhante, esse tipo de consequência chame-se reforço, podendo ser positivo ou negativo. Reforço positivo é adicionado um estimulo que resulte no aumento da frequência da resposta e reforço negativo é quando a reposta emitida remove algum estímulo, diminuindo a probabilidade da resposta ocorrer novamente.
O contexto onde é aumentada a probabilidade da reposta ser reforçada é chamada de estímulo discriminativo, SD e o contexto onde não existe a probabilidade da reposta ser reforçada é chamado de estímulo delta, S∆.
O teste de Stroop foi aplicado no laboratório de J. Ridley Stroop em 1935, o sujeito se deparava com palavras que nomeiam cores, mas essas palavras eram escritas com tintas coloridas, diferente da cor que nomeia a palavra. A palavra vermelha era escrita em azul, a palavra azul era escrita em amarelo, amarelo era escrita em azul e etc. O sujeito tinha que dizer sucessivamente e rápido o nome da cor da tinta das palavras, ignorando a palavra e respondendo somente as cores. Devido a nossa experiência com as palavras, essa é uma tarefa difícil, nomear a palavra ou a cor está em conflito.
Baseado nos conceitos descritos será apresentado estímulos para crianças de três a nove anos de idade, observando se elas respondem primeiro sobre o controle da cor ou da forma da figura.
MÉTODO
1.0 - SUJEITO
Para esse experimento participarão crianças de três a nove anos de idade. Foi