adulto jovem
* Gilnei Fernando Pereira dos Santos
Resumo: O presente artigo busca apresentar algumas colocações relevantes acerca do casamento e da paternidade. Apresenta alguns dos motivos que levam as pessoas a se casarem bem como alguns fatores anteriores e posteriores ao casamento que podem contribuir ou prejudicar a relação conjugal. Além disso apresenta algumas reflexões sobre a paternidade, a beleza e as dificuldades que se apresentam nessa etapa tão rica da vida.
Palavras-chaves: matrimônio, paternidade,...
É muito grande o número de casais que, ao iniciarem sua vida conjugal percebem não estarem preparados para enfrentarem os problemas que a vida em família traz. Os motivos do percebido despreparo são os mais diversos entre os quais podemos a falta de conhecimento sobre o matrimônio e riquezas e também intempéries. Vejamos pois algumas colocações que julgamos relevantes ao jovem que pretende se casar os casais que querem conhecer melhor as possíveis causas de suas dificuldades matrimoniais.
O matrimônio o evento social de maior significação e alcance para o jovem adulto. O casamento normalmente ocorre nessa fase da vida. Também acontece na adolescência e mais raramente na meia-idade, porém é mais comum ocorrer entre os 20 e os 40 anos de idade.
O casamento é um costume muito antigo, já se falava nele desde Adão e Eva, citado na Bíblia. Hoje em dia se fala muito em crise do casamento, que está em baixa, que está saindo de moda, porém o fato é que o casamento continua existindo, seja na forma tradicional como conhecemos, seja na forma de contrato pessoal entre os indivíduos.
Os motivos que levam o homem e a mulher a se unirem através do casamento são os mais diversos: em função do fato social, por impulso sexual e como demonstração de maturidade emocional.
O casamento como função social exerce várias funções para o homem como para a mulher.