Padroização
São soluções de concentração rigorosamente conhecida, que podem ser preparadas por dois processos diferentes, conforme se dispõe ou não de uma substância primária ou padrão.
Uma substância primária ou substância-padrão é aquela que apresenta características como: um elevado grau de pureza, não ser higroscópica, ser estável, reagir nas proporções indicadas pela equação química, ser bastante solúvel, ter elevada massa molar.
Quando se dispõem de uma substância primária pode preparar-se diretamente a solução-padrão, medindo com rigor a massa correspondente a quantidade necessária e dissolvendo no volume de água necessário para obter a concentração pretendida.
Quando não se dispõe de uma substância primária, prepara-se uma solução de concentração aproximada, mais concentrada do que a que se pretende e, por titulação com uma solução-padrão, determina-se a sua concentração exata.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foram utilizados os seguintes materiais:
Espátula
Erlenmeyer 250mL
3 comprimidos de AAS (ácido acetilsalicílico)
Garra para bureta
Balança
Bastão de vidro
Béquer 50mL
Béquer 100mL
Béquer 250mL
Bico de Bunsen
Rede de amianto e suporte
Balão volumétrico 100mL
Proveta graduada de 50mL
Bureta
Solução etanólica KOH 5% (m/V)
Água destilada – H2O
Fenolftaleína (indicador)
Solução padrão de NaOH 0,1 mol.L-1
Biftalato de Potássio KHC8H4O4
Suporte universal
Pipeta graduada 10mL
Marcadores 1: Materiais utilizados
A substância a ser determinada é o ácido acetilsalicílico (AAS - C8O2H7COOH) em comprimido, antes de se começar a determinar a substância foi feita a limpeza, aferição e calibração das vidrarias para que estas se encontrassem em perfeito estado de uso.
Para determinar o AAS usou-se uma solução de NaOH 0,1 mol.L-1 , a qual foi preparada e padronizada da