Adubos e fertilizantes
ORGÂNICOS - São os oriundos de matéria vegetal ou animal. Têm maior permanência no solo embora sejam absorvidos de forma mais lenta, isto porque eles demandam algum tempo para se tornarem absorvíveis ou seja, tem que acontecer toda uma transformação para que o adubo orgânico se transforme nos elementos químicos que serão utilizados pelas plantas. Use preferentemente os orgânicos, deixando os inorgânicos para solos testados como muito fracos.
INORGÂNICOS - São obtidos da extração mineral ou derivados de petróleo. Devido a alta concentração são aproveitados pelas plantas de forma mais rápida, razão pela qual devemos aplicá-los com conhecimento para não causarmos danos às plantas.
Fertilizantes
São compostos orgânicos ou inorgânicos utilizados para repor os nutrientes essenciais ao desenvolvimento vegetal.
Macronutrientes:Carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre,magnésio e potássio, cálcio;
Micronutrientes:Boro, cobalto, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco.
O carbono, o oxigênio e o hidrogênio estão plenamente disponíveis na natureza e podem ser absorvidos facilmente pelas vegetais, por isso, praticamente não são fornecidos por meio de fertilizantes. Já os demais macronutrientes, embora sejam abundantes no meio ambiente, têm sua assimilação dificultada e, em alguns casos, devem ser fornecidos artificialmente, como ocorre, em especial, com o nitrogênio, o fósforo e o potássio.
A grande maioria dos fertilizantes agrícolas é composta por esses três elementos combinados. N- P - K: N = Nitrogênio - Para brotação e enfolhamento, ou seja, desenvolvimento da planta. P = Fósforo - Estimulante da floração e frutificação. K= Potássio - Fortalece as plantas tornando-as mais resistentes.