M DULO 7 Fertiliza o
Fertilização
OBJECTIVOS
Conhecer os diferentes tipos de fertilizantes;
Identificar as necessidades em nutrientes por parte das plantas;
Conhecer os diferentes meios de aplicação de fertilizantes;
A fertilização é uma componente do programa de manutenção da vegetação urbana. Os fertilizantes são usados para fornecer elementos essenciais que contribuem para a “aparência das árvores” e para a sua saúde. Contudo, uma fertilização errada ou pelas razões erradas, pode ser prejudicial à vegetação. A fertilização efectuada com vista a um rápido crescimento pode aumentar a susceptibilidade ao stress, aos insectos ou às doenças. Uma sobrefertilização ou aplicação desadequada dos fertilizantes pode causar danos directos na vegetação e indirectos no ambiente, contribuindo para a poluição das águas.
Assim, recomenda-se que a aplicação de fertilizantes se baseie em resultados de análises efectuadas ao solo e às plantas.
O solo é o local que serve de suporte à vida das plantas, fornecendo-lhe alimento, água e oxigénio. A monitorização periódica da disponibilidade dos nutrientes no solo é fundamental uma vez que, se a quantidade disponível no solo não for suficiente para um adequado desenvolvimento vegetal, será necessário proceder à sua aplicação na forma de fertilizantes. Esta monitorização torna-se particularmente importante se, no Outono, se procede à remoção da manta morta que fica à superfície do solo, quebrando o ciclo dos nutrientes.
Quais os nutrientes considerados essenciais ao desenvolvimento da vegetação? Existem 16 elementos considerados necessários ao crescimento e reprodução das espécies vegetais. A vegetação utiliza carbono e oxigénio através das folhas, a partir do dióxido de carbono e do ar. O hidrogénio provém da água e é absorvido através das raízes. Os restantes 13 elementos encontram-se, em geral, no solo. Estes nutrientes dividem-se em macronutrientes (azoto, fósforo, potássio, cálcio magnésio e enxofre) e micronutrientes (boro, cloro, cobre,