Adsorção
| Física Aplicada
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas
Disciplina de Física Aplicada
Aulas Laboratoriais
Trabalho laboratorial n.º 1
Adsorção na Interface sólido-líquido
2012/2013
FFUP
ESTUDO
DA
ADSORÇÃO
DO
ÁCIDO
| Física Aplicada
ACÉTICO
PELO
2012/2013
CARVÃO
ACTIVADO. ISOTÉRMICA DE ADSORÇÃO. DETERMINAÇÃO DE UMA
ÁREA ESPECÍFICA.
Neste trabalho procede-se ao estudo da adsorção do ácido acético (adsorvato) pelo carvão vegetal ou carvão activo (adsorvente) em função da concentração do ácido acético. Pretende-se, com os dados experimentais obtidos, efectuar o traçado da isotérmica de Freundlich e dela deduzir os parâmetros relacionados com a intensidade de adsorção e determinar a área específica do adsorvente sólido.
1.1 - BREVE REFERÊNCIA A ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
A adsorção é um fenómeno de acumulação de uma substância numa interface
(superfície de separação de duas fases). Ocorre com todos os tipos de interface, tais como gás-sólido, líquido-sólido, líquido-gás, liquido α-líquido β.
Existem dois tipos principais de adsorção: a adsorção física e a adsorção química.
A adsorção física é não específica, rápida e reversível. O adsorvato encontra-se ligado à superfície somente por forças de Van der Waals (forças dipolo-dipolo e forças de polarização, envolvendo dipolos induzidos). A adsorção química é específica e envolve a formação de um composto bidimensional, como por exemplo, quando gases entram em contacto com superfícies metálicas limpas.
A quantidade de substância adsorvida na superfície decresce com o aumento da temperatura, já que todos os processos de adsorção são exotérmicos. A uma temperatura constante a quantidade adsorvida aumenta com a concentração do adsorvato (em solução ou na fase gasosa), e a relação entre a quantidade adsorvida (x) e a concentração (c) é conhecida como Isotérmica de adsorção.
Somente para concentrações muito baixas é que x é