Adriana
Os Babilônios foram um povo da Antiguidade que viveram no Médio Oriente, Mesopotâmia. Eles são os responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento. Escreviam os símbolos numéricos com caracteres cuneiformes, ou seja, em forma de cunha, gravados em placas de argila que depois eram cozidas. Os símbolos que usavam eram os seguintes:
Eles desenvolveram o ábaco para utilizarem em diversas operações aritméticas tais como a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão, e ainda na resolução de diversos problemas com frações e raízes quadradas.
Além do ábaco, também desenvolveram um calendário para conhecer mais sobre as cheias do rio Eufrates e obter melhores condições para o desenvolvimento da agricultura e um preciso relógio de sol.
1500 – Leonardo da Vinci
A primeira evolução de um sistema de calcular surgiu em 1500, quando Leonardo da Vinci inventou um calculador mecânico. Foi a primeira máquina desenvolvida para efetuar operações matemáticas simples. Ela operava a partir de um conjunto de rodas dentadas numeradas de 0 a 9, onde a calculadora seria capaz de fazer somas e subtrações com números que poderiam ter até 13 algarismos. 1623 – Invenção das calculadoras
Um alemão chamado Wilhel Schickard criou um aparelho que conseguia somar e também subtrair, porém só conseguia desenvolver contas com números de até seis dígito, e era operado através de uma manivela.
1679 – Calculadora de Leibnitz
Baseando-se na máquina de Blaise Pascal, que realizava apenas contas limitadas em operações como adição e subtração, Leibnitz desenvolveu uma máquina que fosse capaz de desenvolver as quatro principais operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. 1834 – Engenho Analítico O Engenho Analítico foi projetado pelo matemático inglês Charles Babbage, sendo o primeiro computador digital para múltiplos propósitos. Augusta Lovelace é conhecida como a primeira programadora de