Adoçantes e carie
Adoçantes e Carie
TRABALHO DE BIOQUÍMICA
ADOÇANTE E CARIE
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
1.1 – OBJETIVOS
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – TIPOS DE ADOÇANTES
2.2 – ADOÇANTES E AS DOENÇAS
3 – CONCLUSÃO
4 – REFERENCIAS
1 – INTRODUÇÃO
Adoçantes são produtos constituídos a partir de uma substância chamada edulcorante, que tem capacidade de adoçamento maior do que o açúcar tradicional ou sacarose. Por esta razão é possível utilizar quantidade mínimas do adoçante.
Antes usados por pessoas com necessidades específicas, como os diabéticos, há muito passaram a ser usados também por quem quer perder ou controlar o peso. Porém, várias pesquisas já colocaram em dúvida a eficácia de diversos tipos de adoçantes tanto no processo de emagrecimento quanto na saúde em geral de quem os utiliza.
Os adoçantes dividem-se em grupos de baixa ou nenhuma caloria (ou não-nutritivos) e geralmente artificiais, e de calóricos (ou nutritivos) e naturais.
Estudos indicam que os adoçantes artificiais são, em muitos casos, nocivos à saúde mesmo em concentrações preconizadas por órgãos de saúde. Outros mostram a sua ação ou não no desenvolvimento da carie.
1.1– OBJETIVOS
Analizar os tipos de adoçantes existentes, conforme a sua classificação e discutir a polemica gerada em torno dos adoçantes, especialmente os ditos artificiais.
2 - DESENVOLVIMENTO
O uso de adoçantes ainda hoje gera muita polêmica, principalmente artificiais. Há quem diga que eles causem diversos tipos de problemas, mas não existem constatações que realmente validem essas informações.
De qualquer forma, ao utilizar essas substâncias é essencial respeitar o limite de consumo, e se seu caso permitir, dar preferência aos adoçantes de origem natural.
Quem quer