Qmica

1808 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO

Sem dúvida, a diabetes mellitus é um problema de saúde em vários países. Embora existam poucas evidências de que alguns tipos de adoçantes sejam significativamente eficientes para o controle da mesma, sua utilização é geralmente recomendada em substituição ao açúcar refinado. Os adoçantes dividem-se em grupos de baixa ou nenhuma caloria e geralmente artificiais, e em calóricos, geralmente de origem natural. No seguinte trabalho pretende-se demonstrar o uso e consumo de adoçantes na alimentação das pessoas, seus principais tipos, suas contribuições na dieta, vantagens e desvantagens de seu consumo.

2 ADOÇANTES

Adoçantes são produtos constituídos a partir de uma substância chamada edulcorante, que tem capacidade de adoçamento maior do que o açúcar tradicional ou sacarose. Por esta razão é possível utilizar quantidade mínimas do adoçante.
Antes usados por pessoas com necessidades específicas, como os diabéticos, há muito passaram a ser usados também por quem quer perder ou controlar o peso. Porém, várias pesquisas já colocaram em dúvida a eficácia de diversos tipos de adoçantes tanto no processo de emagrecimento quanto na saúde em geral de quem os utiliza. Os adoçantes são compostos por substâncias edulcorantes e por um agente de corpo, que confere durabilidade, boa aparência e textura ao produto final. O poder edulcorante é normalmente medido em comparação a uma solução de sacarose. Os edulcorantes são considerados substâncias altamente eficazes, devido à sua capacidade de adoçar muito em pequenas concentrações. Vários adoçantes atualmente comercializados contêm dois ou mais edulcorantes em suas fórmulas. Segundo os fabricantes, essa mistura visa potencializar as vantagens de cada edulcorante e neutralizar as desvantagens, principalmente o sabor residual.

2.1 TIPOS DE ADOÇANTES

Também conhecido como edulcorante, o adoçante pode ser artificial, não contendo calorias, ou natural, contendo menor quantidade de calorias que

Relacionados