Adorno
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA – FEA
THEODOR ADORNO
SÃO PAULO 2013
Biografia
Theodor Adorno, nasceu em Frankfur, em 11 de Setembro de 1903 e falasceu em 6 de Agosto de 1969. Adorno, foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão.É um dos expoentes da chamada Escola de Frankfurt.
Em sua adolescência, Adorno frequentou o Kaiser-Wilhelm-Gymnasium, onde foi um aluno brilhante. Ainda nessa fase da vida, teve aulas particulares de composição com Bernhard Sekles, e leu, nas tardes de sábado, Immanuel Kant com seu amigo Siegfried Kracauer - especialista em Sociologia do Conhecimento. Depois de um tempo, Adorno diria que deve mais a estas leituras do que a qualquer de seus professores universitários.
Já na Universidade de Frankfurt (atual Universidade Johann Wolfgang Goethe), estudou Filosofia, Musicologia, Psicologia e Sociologia. Completaram rapidamente seus estudos, defendendo em 1924 sua tese sobre Edmund Husserl (A transcendência do objeto e do noemático na fenomenologia de Husserl), orientado pelo professor Hans Cornelius. Segundo Adorno, essa tese teria sido demasiadamente influenciada por seu orientador. Antes do final de sua graduação, conhece já dois de seus principais parceiros intelectuais - Max Horkheimer e Walter Benjamin. humana é dominada pela comercialização e banalização dos bens culturais.
Contexto histórico
Estudou filosofia, sociologia, psicologia e música na Universidade de Frankfurt e vai para Viena, na Áustria, em 1925, aprender a arte da composição com Alban Berg. De volta à Alemanha, trabalha no Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, instituição dirigida por Max Horkheimer. Lá, passa a elaborar a teoria de como o desenvolvimento estético é importante para a evolução histórica.
Em 1934 é obrigado a imigrar para a Inglaterra para escapar da perseguição nazista aos judeus. Ensina filosofia em Oxford por