Adolescência
O presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Orientação e Acompanhamento do Projecto Sócio-Profissional e da Monografia/Memória final incluída no plano curricular do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem 2011/2012 da Escola Superior de Enfermagem de Jean-Piaget, Vila Nova de Gaia.
A temática escolhida refere-se aos principais problemas da saúde mental na adolescência , apresentando como tema principal “Assistência de Enfermagem de Saúde Mental junto dos adolescentes”, surgindo assim pela necessidade de se tentar perceber em que aspectos os Enfermeiros (Enf.) poderão ajudar e prestar apoio aos adolescentes que necessitem de ajuda psiquiátrica e quais os seus problemas mais recorrentes, bem como que tipo de relação poderá existir entre os adolescentes e os profissionais de saúde.
A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. A sua meta principal é o aívio do sofrimento e o bem estar psiquico.
A saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as actividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjectivos, e teorias relacionadas concorrentes afectam o modo como a "saúde mental" é definida. De acordo com a OMS (2011), a saúde mental poderá ser “um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não somente a ausência de afecções ou doenças.” Até o século XVIII, na Europa, os hospitais não possuíam finalidade médica. Eram grandes