Adolescência e Sexualidade
Acadêmicos (a): Bruno Costa
Keli Aparecida de Oliveira
CAMPO MOURÃO, 13 DE JUNHO DE 2014
JUSTIFICATIVA
A adolescência é um período em que ocorre várias transformações no individuo seja elas no corpo ou comportamento sexual. O termo adolescência refere-se, em essência, ao desenvolvimento psicológicos que estão relacionados (de modo aleatório) aos processos de crescimento físico, definidos pelo termo puberdade, em outras palavras, a adolescência começa na biologia e termina na cultura. Para o leigo, a adolescência refere-se simplesmente ao processo de crescimento – o período de transição entre a infância e a fase adulta ( Herbert, 2002, p.18 e 19).
O termo sexualidade vem sendo discutido e debatido nas mídias, ambientes escolares e dentre outros, porém infelizmente ainda existem muitos jovens que desconhecem dos métodos contraceptivos e das várias doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez que pode ocorrer precocemente e os altos índices de abortos que esta havendo. Não sabemos se isso ocorre decorrente da falta de informação ou se ocorre por falta de interesse por parte dos jovens. Muitos dos nossos adolescentes infelizmente não possuem diálogo sobre essa temática com os pais.
Os adultos são os responsáveis por transferir informações sobre essa temática, pois são eles que cercam os adolescentes, os pais e professores, têm dificuldade para abordar essa temática no dia-a-dia, não permitindo com isso que os jovens tenham uma fonte segura, principalmente nos dias atuais, para esclarecer suas dúvidas. Daí a necessidade de buscarmos conhecer melhor os mitos e a realidade da sexualidade entre essa faixa etária, para que possamos abordá-la de forma mais tranquila com os adolescentes, e de manter um diálogo e entender as manifestações dessa sexualidade que vem ocorrendo cedo. A falta de dialogo é um dos principais agravantes de uma gravidez precoce, ou seja de uma