adolescencia
O momento da puberdade varia em cada pessoa, segundo o sexo, a saúde, a alimentação, o ambiente social e a cultura em que é vivido e a educação recebida.
Uma das características mais notáveis da primeira fase da adolescência, é sem dúvida, as profundas transformações fisiológicas que afectam o adolescente tanto na sua imagem corporal como no processo da sua maturação sexual.
Para se avaliar o estádio pubertário recorre-se aos estádios de Tanner, sendo nesta idade (11-13 anos) que a maioria das transformações pubertárias acontecem.
O primeiro sinal pubertário, na matadora média do sexo feminino, surge pelos 10 anos, com o aparecimento do botão mamário (telarca). Já nos rapazes é o aumento do volume testicular ( >4ml), pelos 11-12 anos, que assinala a entrada na puberdade.
Em relação aos eventos que marcam o inicio da idade fértil, verifica-se que a espermarca nos rapazes (primeira ejaculação) ocorre habitualmente no estádio III, e a menarca nas raparigas surge em média aos 12,5 anos. O tempo que decorre entre a telarca e a menarca pode variar entre 2 a 2,5 anos.
ESTÁDIOS
P
(Pilosidade púbica)
M
(Desenvolvimento Mamário)
G
(Órgãos Genitais)
1
Pré-púbere
Pré-púbere
Pré-púbere; volume testicular 2,5 mL
2
Alguns pêlos longos; Pigmentados
Botão mamário
Volume testicular ≥4 mL
Pigmentação do escroto
3
Pêlos escuros, encaracolados > quantidade
Mama e aréola maiores
Alongamento do pénis,
Testículos maiores
4
Pêlos tipo adulto; atinge mas não ultrapassa a face interna das coxas
Aréola e mamilo destacam-se do contorno da mama
Alargamento pénis; pregueamento da pele do escroto
5
Distribuição tipo adulto
Morfologia adulta; mama aréola no mesmo plano
Tipo adulto; volume testicular: 15-25 ml
Nesta fase e, caso a caso, pode ser importante a abordagem de alguns temas tais como a contracepção e as doenças sexualmente transmissíveis. Salientamos a necessidade de não ter como