adolescencia de dom bosco
Depois de sua ressurreição, durante 40 dias, Jesus apareceu várias vezes aos discípulos, os animando e relembrando a sua missão.
Ascensão foi quando Jesus subiu aos céus deixando de estar presente no meio dos discípulos.
Um dos doze apóstolos de Jesus, Judas Iscariotes, depois de ter agido como intermediário na prisão de Jesus, se arrependeu e se matou.
Pedro tomou iniciativa de escolher um dos discípilos que acompanhou toda a vida e a ressurreição de Jesus para dar seu testemunho sobre o senhor e essa sorte ficou com Matias.
Pentecostes era uma das três grandes gestas de peregrinação, comemorava-se a peregrinação, ou seja, a Aliança do senhor com o povo Judeu.
Em Pentecostes nasceu a comunidade dos discípulos de Jesus, ou seja, a igreja.
Na festa de Pentecostes, os discípulos receberam o Espirito Santo, que os transformou internamente e começaram a cumprir sua missão de pregar.
Depois de Pentecostes, os apóstolos começam a cumprir a missão que Jesus tinha lhes dado: “ ide e pregai a todos os povos”.
Com o Pentecostes, inicia-se o tempo do Espírito Santo, o tempo da Igreja.
Nos atos dos apóstolos, a vida da primeira comunidade cristã era agrupada em três tipo:
1. Dentro da comunidade: A comunhão.
2. Em sua relação com Deus: a oração, os rituais e as celebrações.
3. Em sua atividade fora da comunidade: a missão.
Comunhão significa “Comum-união”, união de todos. Nesta comunhão todos se sentem irmãos, os primeiros cristãos ajudavam os necessitados e recebiam o ensinamento dos Apóstolos, ouvindo também a história de Jesus.
A oração era realizada no templo, Jerusalém ou Igreja, ele oravam também em ocasiões especiais, quando um irmão estava em perigo ou quando precisavam tomar alguma decisão. Entre rituais e celebrações, existe a “divisão do pão “, que é o nome que se dá a Eucaristia. As celebrações eram realizadas nas casas, como Jesus tinha pedido.
Todos os que acreditavam em Jesus se dedicavam ao anúncio do evangelho.
Desde o