adminstração e marketing
Pesquisas em educação, cultura, linguagem e arte.
ANDROGYM LIFE: ANÁLISE SEMIÓTICA DAS PROPAGANDAS
DIRECIONADAS AO PÚBLICO LBGTS
ANDROGYM LIFE: SEMIOTIC ANALYSIS OF ADVERTISIMENTS
DESTINED TO A GAY PUBLIC.
Luciane Maria Rodrigues Melli1.
RESUMO:Este trabalho procura verificar com a semiótica de Algirdas Julien Greimas como são construídos os discursos publicitários direcionados ao público gay.
PALAVRAS CHAVE: Semiótica Francesa, Propaganda, Homossexualismo.
ABSTRACT: This work ayms to verify with Algirdas Julien Greimas semiotic how are construct the advertising discourses management to the gay public.
KEYWORDS: French Semiotic, Advertising, Homosexuality.
I-Considerações Iniciais “O Brasil LGBTS”2:
O conceito de homossexualismo vem ao longo do tempo, construindo diferentes discursos sociais, científicos, econômicos e políticos. Segundo Foucault
(2001:167): “Os gregos não opunham, como duas escolhas excludentes, como dois tipos de comportamento radicalmente diferentes, o amor ao seu próprio sexo ao amor pelo sexo oposto“. Tais afirmações sobre o homossexualismo na Grécia antiga nos levam a perceber como o discurso sobre a homossexualidade esta em constante mudança no âmbito dos discursos religiosos, políticos, científicos, econômicos e sociais. Fry/MacRae (1983:7), confirmam tais afirmações, de acordo com eles:
O problema é que a homossexualidade é uma infinita variação sobre um mesmo tema: o das relações sexuais e afetivas entre pessoas do mesmo sexo. Assim, ela é uma coisa na Grécia Antiga, outra coisa na Europa do fim do século XIX, outra coisa ainda entre os índios Guaiaqui do Paraguai.
1
lumelli07@terra.com.br
Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Simpatizantes
2
1
Luciane Maria Rodrigues Mell www.unioeste.br/travessias
Travessias número 01
Pesquisas em educação, cultura, linguagem e arte.
No Brasil, entretanto, o movimento gay3 começou a ganhar espaço a partir da década de 60