Adminstração de marketing
Administração de Marketing
Discente: Karina Costa da Silva
Bauru - SP
Julho de 2012
1. INTRODUÇÃO
Marketing palavra inglesa (de market, mercado) de mais uso que as expressões equivalentes, mercadológica ou comercialização. Marketing é o conjunto de atividades que visam orientar os fluxos de bens e serviços do local que são gerados para os consumidores ou usuários. Em sentido mais estrito, Marketing é um conjunto de técnicas coordenadas que permite uma empresa possa conhecer o mercado presente e o potencial para determinado produto com a finalidade de maximizar o volume de vendas. Nas empresas que trabalham para clientes certos e nos monopólios, o marketing tem uma importância secundária, mas quando a empresa trabalha para o mercado, precisa prever o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que preço será possível colocar o produto no mercado.
O marketing existe e é praticado desde quando as civilizações realizam trocas entre si. Neste período, os comerciantes não o denominavam como tal, mas o praticavam todo momento em que buscavam os melhores mercados para a venda de seus produtos e quando se preocupavam com a maneira de realizar as trocas, para obter lucros e o retorno dos compradores (KOTLER, 1974).
Trata-se de uma prática amplamente reconhecida de grande importância para a vida das organizações.
Peter Drucker se refere ao marketing como “tão básico que não pode ser considerado uma função separada (na organização)”. Ele é todo o negócio visto do ponto de vista de seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do consumidor.
O Marketing utiliza técnicas fundamentais em estatística, demografia, geopolítica, interpretação da legislação aplicável à área objeto de análise, utilização dos meios de comunicações e econometria. As técnicas de marketing são objetos de estudos sistematizados em escola de comunicação social e reconhecidos como atividade econômica de grande importância