Adminstração da comunicação
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CAD5216 – ADMINISTRAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
PROFESSORA: MARIA TEREZINHA ANGELONI
ALUNA: SAIONARA MARTINS UGIONI
A Comunicação Empresarial
Um Estudo Evolutivo das Teorias das Organizações
Maria Terezinha Angeloni
Caroline Brito Fernandes
RESENHA CRÍTICA
Maria Terezinha Angeloni e Caroline Brito Fernandes, no artigo "A Comunicação Empresarial: Um Estudo Evolutivo das Teorias das Organizações", tratam a comunicação como um importante recurso a ser explorado dentro das empresas.
Hoje já se tem consciência da necessidade da interação comunicação e empresa, bem como dos seus benefícios ao ambiente de trabalho. Esses princípios de flexibilização e humanização organizacional, porém, nem sempre estiveram presentes no pensamento administrativo. Foi preciso um caminho de descobertas sobre o comportamento dos indivíduos para que a era da organização sistêmica chegasse ao ápice. E é justamente esse o enfoque dado pelas autoras: a função comunicação numa visão histórica das teorias das organizações.
O artigo expõe todo o caminho percorrido pelo pensamento administrativo, começando pelo início da formalização dos estudos sobre o assunto, no tempo em que a comunicação da empresa era compreendida como informativa, formal e operacional. Assim, as principais correntes da administração são enumeradas, dando destaque às suas principais características em relação à comunicação: a Corrente Racionalista Clássica, abordando a comunicação como algo descendente e mecanicista; a Psicológica, a qual tratou de cuidar apenas do comportamento humano, surgindo daí uma nova perspectiva para a comunicação organizacional, apostando no trabalho em equipe e na flexibilização das organizações; a Corrente Sociológica, que inseriu em suas pesquisas o estudo das estruturas organizacionais, afirmando que as empresas são fator de determinação do comportamento humano; a Corrente Managerial, que