Fisica 3 etapa 1
Passo 1
Pesquisar em livros de área, revistas e jornais, ou sites da internet, noticias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó.
No Brasil foram registradas diversas ocorrências principalmente na região sul do país, e embora não tenhamos estatísticas detalhadas, podemos afirmar que algumas das ocorrências atingiram considerável magnitude.
O acúmulo de poeira no local de trabalho, depositada nos pisos, elevadores, túneis e transportadores, apresenta um risco de incêndio muito grande. Isso ocorre quando, uma superfície de poeira de grãos é aquecida até o ponto de liberação de gases de combustão, com o auxilio de uma fonte de ignição com energia da inicio ao incêndio. Além disso, a decomposição de grãos pode gerar vapores inflamáveis e se a umidade do grão for superior a 20% poderá gerar metanol, propanol ou butanol. Os gases etano e metano, também produzidos pela decomposição de grãos, são igualmente inflamáveis e isso pode gerar grandes explosões.
Passo 2
Supor que o pó (produto) de sua empresa esteja carregado negativamente e passando por um cano cilíndrico de plástico de raio R=5,0 cm e que as cargas associadas ao pó estejam distribuídas uniformemente com uma densidade volumétrica Ƿ. O campo elétrico E aponta para o eixo do cilindro ou para longe do eixo? Justificar.
Aponta para o eixo do cilindro. Pois a carga é negativa, ela tende caminhar sentido contrario ao eixo passando pelo cilindro.
E = F/q
Fig. 1 – pó passando pelo cilindro.
Passo 3
Escrever uma expressão, utilizando a Lei de Gauss, para o módulo do campo elétrico no interior do cano em função da distância r do eixo do cano. O valor de E aumenta ou diminui quando r aumenta? Justificar. Determinar o valor máximo de E a que distância do eixo do cano esse campo máximo ocorre para
Ƿ=1,1x10¯³ C/m³ (um valor típico).
A densidade de carga para encontrar a carga interna a esses pontos:
Q = p*(volume r) = p.π.r².h - (obs. A=