Administrção
A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada. Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: científica,prática e técnica.( pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento)
O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade
A Filosofia está num ponto intermediário entre a Teologia e a Ciência.
Como Teologia, consiste em especulações sobre assuntos a que o conhecimento exato não conseguiu chegar, mas como Ciência, apela mais à razão humana do que à autoridade da tradição ou da revelação. 1. Todo dogma, toda crença, pertence à Religião. 2. Todo conhecimento positivo, definido, pertence à Ciência.
A Filosofia, voltada reflexiva e criticamente para os fundamentos do conhecimento e buscando compreender os valores que dirigem a ação, procura conhecer a origem dos problemas e criar para eles respostas racionais, à base de provas especulativas.
2 CONHECIMENTO FILOSÓFICO
Os objetos da ciência são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois sendo de ordem material e física, são por isso suscetíveis de experimentação.
O objeto da Filosofia é constituído de realidades mediatas, não perceptíveis pelos sentidos e por serem de ordem supra-sensível.
2.1 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS 1. É sistemático: sua base é a reflexão que busca ser a melhor tentativa de solução para os problemas; 2. É elucidativo: a missão da Filosofia não é explicar o mundo, mas esclarecer e