Embriologia
Curso de Enfermagem-Campus de Santo Ângelo - Trabalho de Embriologia Nome: KARINE.BOENO.FONSECA,JULIANE.DORNELES, Semestre: 1º semestre Data: 05/04/2013
“O ponto que ontem era invisível, é hoje o ponto de chegada. Amanhã, será o de partida”.
1. Qual o período germinativo no homem e na mulher?
Mulher: termina na vida intrauterina ou completa-se logo após o nascimento. Assim, uma mulher, quando nasce, já tem as suas oogônios formadas.
Homem: dura quase toda a vida, com produção permanente de novas espermatogônias.
2. Caracterize o período de maturação da espermatogênese:
O processo de maturação tem inicio na puberdade e continua até a velhice. Este processo ocorre nos túbulos seminíferos dos testículos. Os testículos, órgãos reprodutores externos, são órgãos ovoides no interior das bolsas escrotais e mantêm a sua temperatura um pouco abaixo da temperatura normal do corpo, fundamental para a produção de espermatozoides viáveis.
Na espermatogênese, as espermatogônias transformam-se, ao ritmo de milhões por dia. Este processo compreende quatro fases sucessivas: multiplicação, crescimento, maturação e diferenciação. No período de maturação cada espermatócito (2n=46) passa por uma primeira divisão nuclear meiótica, pois reduz a metade o numero de cromossomos. Resultam da primeira divisão duas células haploides (n=23), os espermatócitos II, nas quais cada cromossomo tem dois cromatídeos. Da segunda divisão, dita “ equacional “, resultam quatro células haploides, os espermatídeos, com um só cromatídeo por cromossomo.
3. Caracterize o período de diferenciação da ovogênese:
A ovogênese não apresenta período de diferenciação. Ela ocorre em três períodos: germinativo, crescimento e maturação.
4. Cite as principais diferenças entre a espermatogênese e a ovogênese.