Administração
Sua finalidade é a prestação de serviços básicos aos cidadãos ou a cobertura de setores estratégicos definidos a partir do bem comum. Nesse tipo de organização, o objetivo principal não é o benéfico econômico, mas a prestação de um serviço social como exigência do bem público. Devido as relações de poder existentes em seu seio, apresenta uma estrutura hierarquizada, com um sistema de posições fixas e consolidas, que lhe impõe um certo grau de rigidez estrutural.
A Estrutura da Administração Pública
As estruturas sociais também são formadas pelas relações entre indivíduos e/ ou grupos sociais, que ocupam posições que se distribuem numa determinada ordem formando um todo que pode ser uma entidade social: quer seja uma instituição , uma sociedade, uma organização.
Uma estrutura social, portanto, não é estática, está sempre em processo continuo de mudanças e, ocorre em todos os campos da atividade humana. Manifesta – se tanto em grandes grupos, como as sociedades, como em pequenos grupos, como a família. Nesse sentido podemos falar em estrutura: societária, familiar, educacional, religiosa, política, criminosa, etc.
A ADMINISTRAÇÃO Pública se enquadra na estrutura social uma vez que está passando por mudanças na fora do estado, deixando de lado o modelo burocrático com o qual se estabeleceu durante anos e passando para o modelo gerencial, visando uma estratégia neoliberal para reduzir custos, se modernizar e obter maior agilidade da administração pública, ou seja, ela está em processo de mudança. Ela possue uma estrutura formal pois é deliberadamente planejada, e tem alguns de seus aspectos formalmente representados nos