Psicologia
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
Integrantes:
*Elaine Ramos de Oliveira Campopiano – RA 3830734200
*Kátia Helena Batista – RA 4351848565
*Patrícia Martins de Godoy – RA 4559893623
*Siméia Marcelino Alves – RA 4300066583
Titulo da Atividade: ATPS
Professor da Disciplina: Professor Lindolfo A. Martelli
Pólo: Sorocaba/ SP
Data de entrega: 17/04/2013
Os direitos não estão adequadamente e nem igualmente distribuídos. Os espaços estão desiguais e não mais divididos como deveria, o poder político esta concentrada na mão de grupos dominantes da elite. Esta é a realidade social que dá base para a produção em nossa realidade brasileira e a psicologia tem ignorado. Não é possível se aceitar conceitos e teorias que igualem as experiências que se tornaram tão desiguais. As condições de pobreza de nossa sociedade não aparecem como questão em nossas teorias de desenvolvimento, a não ser como ambiente pobre de estímulos.
A nossa realidade é muito mais do isso, estamos falando de desigualdade onde uns tem acesso a todos os bens culturais e carregam desenvolvimento e as possibilidades valorizadas pelas camadas dominantes e outros ficam sem acesso a estas riquezas culturais, produzindo uma fora de ser a partir de uma realidade, carregada de valor.
Constatamos que a maioria da população já passou por uma humilhação social, é uma situação corriqueira e que ouvimos falar diariamente. Nos deparamos com esta situação seja qual for o lugar. Até que ponto a humilhação social vai comandar os padrões o qual diariamente nos acompanha? As pessoas sentem-se incapacitadas e incapazes de vencer obstáculos impostos pela sociedade egoísta.
No mundo em que vivemos é muito fácil perceber a grandeza da desigualdade, para todos os lados em que olhamos vemos a pobreza se