Administração
Aula Tema: Produção e o mercado. O mercado sob concorrência perfeita e Monopolista.
Monopólio:
Monopólio é quando há somente um vendedor no mercado para um bem precioso. Exemplos:
*Petrobras - Pois é a maior empresa na exploração de petróleo no Brasil. Mesmo que hoje em dia no ponto de vista legal seja possível outras empresas explorarem o petróleo no Brasil, a Petrobras é muito grande em relação as concorrentes.Para o surgimento de um concorrente seria preciso um investimento altíssimo.
* Farmacêutica Pfizer sobre o Viagra, remédio que na época de seu lançamento não tinha substitutos ou concorrentes.
Entre os vários exemplos de monopólio é possível citar: Energia elétrica; Telefonia; TV a cabo. A legislação da maioria dos países proíbe o monopólio, com exceção dos monopólios governamentais, como os Correios no Brasil.
O impacto para o comprador é que ele não pode buscar variedades e nem preço melhor.
Oligopólio.
O oligopólio é uma situação de mercados concentrados, na qual a produção se concentra num pequeno número de firmas
Exemplos:*
As empresas de aviação Gol,Tam...
*Nos EUA, as Indústria Automobilística, formada por três firmas: General Motors, Ford e Chrysler que atuam em plena liberdade na dominação do mercado, visto que nenhuma firma que seja potente ameaça este império.
Os oligopólios nem sempre são prejudiciais ao consumidor, especialmente nos momentos em que não tenha formação de cartéis e quando os conluios são quebrados por um dos participantes. Nestas situações em que acordos de conluios são quebráveis, os preços caem em benefício do consumidor
Fonte: http://www.artigos.com
Monopsônio.
Monopsonio é uma estrutura de mercado caracterizada pela existência de muitos vendedores e um único comprador que domina o mercado. Exemplos:
*No setor de energia elétrica, a Lei nº10.848/2004 criou leilões de energia elétrica, em que um comprador único agrega as demandas de todos os distribuidores e faz as aquisições dos