Administração
ETAPA 4
A inflação é definida como o aumento de preços , esse é um processo conhecido como processo inflacionário. A inflação é medida pelo chamado índice de preço isto é o aumento dos preços das cestas de bens , a basicamente dois tipos de índices de preços os quais são: * Índice Gerais de Preços ( IGP) * Índice de Preços ao Consumidor ( IPC)
As principais consequência da inflação são: * Impor custos a sociedade, de emissão e controle de moeda; * Aumentar a concentração de renda , pois normalmente os ricos conseguem se proteger melhor da inflação do que os mais pobres; * Diminuir o crescimento econômico, pois instabilidade econômica reduz os investimentos nacionais e estrangeiros.
A três tipos principais de causas da inflação: * Inflação de demanda; * Inflação de custo; * Inflação crônica. A inflação sempre deve ser considerada na analise de investimento , por um motivo muito simples : como a analise de investimento utiliza, em geral , um período de tempo de diversos anos, a inflação acumulada pode distorcer totalmente a analise se não for considerada corretamente . Quando a inflação é acumulada funciona como juros sobre juros, popularmente conhecida como bola de neve, mesmo uma taxa modesta de inflação, pode gera um inflação significativa. O imposto de Renda é um tributo cobrado na maioria dos países do mundo .Este tributo tem como base de calculo normalmente o lucro contábil, ou seja , a diferença entre receita e custos /despesas. Na analise de investimento não se preocupa com o lucro contábil, mas sim com o fluxo de caixa gerado pelo projeto de investimento. Depreciação é uma despesa contábil que reconhece que um ativo perde valor ao longo do tempo. Esse reconhecimento gera uma despesa, que abate o lucro operacional , portanto diminui a base de calculo do imposto de renda. Essa é uma despesa chamada “não caixa”, ou