Administração
Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças, que corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos.
O enfoque sobre a maximização de valor tem recebido ênfase cada vez maior durante a década de 90, à medida que mais empresas estão implementando planos de remuneração que ligam os bônus dos gestores e empregados à geração de valor. O ativismo dos acionistas também cresceu, à medida que os gestores de carteiras de fundos de pensão e fundos mútuos estão comprando grandes quantidades de ações de empresas e pressionando-as a tomar medidas que beneficiem os acionistas.
As responsabilidades do gestor administrativo financeiro na empresa são: Previsão e planejamento, Principais decisões de investimentos e financiamento, Coordenação e controle, Lidar com os mercados financeiros e a Administração de risco, que consiste em enfrentar os riscos existentes em toda a sua totalidade.
A Empresa Catto valoriza os colaboradores, e faz da remuneração, fonte de motivação para os mesmos. Determinando assim o modelo de empresa a ser tratada no presente texto.
Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção de lucro. As atividades do porte financeiro têm como base de estudo e análise dados retirados do Balanço Patrimonial, mas principalmente do fluxo de caixa da empresa já que daí, é que se percebe a quantia real de seu disponível circulante para financiamentos e novas atividades. As funções típicas do administrador financeiro são:
Análise, Controle e Planejamento Financeiro
Tomada de decisões de Investimento
Tomada de decisões de Financiamento