Ciencias do ambiente
Parâmetros litológicos: A estrutura da Terra é formada pelo núcleo interno, núcleo externo, manto e crosta.
Crosta: A crosta é chamada mais externa, basicamente formada de rochas e construídas principalmente por silícios e alumínio.
Manto: O manto, construído pelo magma, é uma grossa camada rochosa em estado pastoso, com cerca de 2.900 km de espessura. Este material está em constante movimentação e envolve o núcleo.
Núcleo: O núcleo, com cerca de 3.400 km de raio é formado por rochas e por uma liga metálica construída principalmente de ferro e níquel a uma temperatura por volta de 3500°C. Sua consistência é líquida, mas supõe-se que exista um núcleo sólido.
Mineral
Mineral é um elemento ou composto químico homogêneo encontrado naturalmente na costa terrestre, resultante de processos inorgânicos, de composição química definida e de estrutura interno característica, manifestada na sua forma exterior e nas suas propriedades físicas. As propriedades dos minerais estão reunidas em duas categorias: gerais e especiais.
Estratigrafia: É o estudo do posicionamento das rochas, sua seqüência no tempo e correlações das camas em diferentes localidades. Estas informações permitem o desenvolvimento da reconstituição da historia da Terra.
Discordância: A discordância, sob o ponto de vista estratigráfico, pode ser definida como uma superfície que separa rochas formadas em diferentes épocas geológicas, ou seja, onde tiver ocorrido um lapso de tempo entre formação de camadas adjacentes.
Parâmetros estruturais Qualquer tipo de rocha possui uma estrutura característica de sua gênese e das condições físicas, químicas e físico-químicas do ambiente em que foi formada.