Resumo Paleovertebrados
Hemicordados:
Os hemicordados são animais sem uma coluna vertebral totalmente desenvolvida, de habitat exclusivamente marinho, forma cilíndrica, corpo mole e de pouca mobilidade. O filo é composto por aproximadamente 100 espécies e as mais conhecidas fazem parte do gênero Balanoglossus, que vivem enterrados em areias de praias.
O tronco corresponde à maior parte da estrutura e apresenta poros braquiais nas laterais, que estabelecem comunicação com as fendas branquiais. Estas últimas atuam no processo de respiração dos hemicordados.
Esse filo é considerado pequeno, sendo composto apenas pelas classes Enteropneusta e Pterobranchia e a extinta Graptolithina, de importante registro fóssil. Esta primeira classe engloba a maior parte das espécies do filo. Os animais conhecidos como vermes-bolota, são solitários, habitam principalmente águas rasas e têm um comprimento que pode alcançar até 1 metro. Já a classe Pterobranchia é composta por espécies, que habitam preferencialmente águas mais profundas, têm tamanho pequeno e, em geral, vivem em colônias. Os graptólitos (Graptolithina) foram organismos coloniais do filo Hemichordata, que habitaram os mares do Paleozoico. O grupo surgiu no Cambriano superior e extinguiu-se no Carbonífero inferior (ca. 523 – ca. 330 milhões de anos).
Grande parte dos hemicordados alimenta-se de sedimento, que é capturado pelo muco da probóscide e transportado até a boca por meio dos cílios. A boca permanece sempre aberta, o que facilita a entrada de materiais orgânicos. O sistema digestório é completo, com boca e ânus.
As espécies desse filo reproduzem-se assexuadamente, com fecundação externa e fase larval.
Urochordata:
Os urocordados, também são conhecidos como tunicados, pois têm o corpo coberto por uma túnica composta por uma substância denominada tunicina. São animais marinhos, desprovidos de vértebras desenvolvidas. Possuem uma faringe perfurada que auxilia na alimentação por filtração. Possuem um extenso