Administração
07/10/2013
➢ Administração: processo de tomada de decisão sobre como usar os recursos (essência).
Procura-se obter eficácia e eficiência.
• Prática para maximizar recursos.
➢ Organização: recursos reunidos com finalidade específica.
➢ Racionalidade: o que justifica cada ação. Pode ser em busca de resultados ou não. Quando há essa busca por objetivos, principalmente sendo lucro, chama-se racionalidade econômica ou instrumental.
• No processo de tomada de decisão, não se toma como base as informações reais, mas sim o modo de interpretação dos fatos que são oferecidos (realidade desnaturalizada ou não-objetiva). 09/10/2013
➢ A tomada de decisão (escolha entre alternativa) na administração profissional é baseada na racionalidade instrumental, isto é, dirigida para obter resultados da melhor maneira possível.
➢ Características dos objetivos: claros e mensuráveis.
➢ Racionalidade limitada: racionalidade plena, que não é possível porque a mente humana tem limitações neurofisiológicas. Sendo assim, dentre as opções, escolhe-se a que atenderá de melhor maneira ao que foi solicitado.
➢ Organizações como sistema interpretativo: sistemas sociais abertos que processam informações do ambiente.
→
Rastreamento
(coleta de dados)
→
→
Interpretação
Aprendizagem
(dados que têm sentido) (tomada de decisão)
/\
/\
|
|____________________________|________________________|
➢ Há 4 tipos de tomadas de decisão:
i. Tomada de decisão quase sempre tomada por intuição (visão não dirigida). ii. Tomada de decisão por pesquisa formal, a organização estuda o ambiente e age sobre ele
(descoberta)
i. Tomada de decisão sem pesquisa formal, mas organização ainda age sobre o ambiente
(Criação/enacting). Geralmente, lançamento de produtos ainda inexistentes. ii. Tomada de decisão a partir de informações que o ambiente gera, aproveita-se as informações já existentes, não se gera novas informações (visão condicionada)
➢