analise quantitativa do elemento sódio em salgadinhos industrializados
CAROLINA BORTHOLOTO DE MACEDO
TABATA SANTOS AVOLETA
ANÁLISE DO ELEMENTO QUÍMICO SÓDIO EM SALGADINHOS INDUSTRIALIZADOS
BAURU
2014
CAROLINA BORTHOLOTO DE MACEDO
TABATA SANTOS AVOLETA
ANÁLISE DO ELEMENTO QUÍMICO SÓDIO EM SALGADINHOS INDUSTRIALIZADOS
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas da Pesquisa sob orientação do professor Paulo Renato De Paula Frederico.
BAURU
2014
1. INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
Quantidade do elemento químico sódio em salgadinhos industrializados, disponíveis no Brasil em 2014, de acordo com as informações nutricionais da embalagem.
1.2 PROBLEMA
A quantidade do elemento químico sódio em salgadinhos industrializados, disponíveis no Brasil em 2014, está de acordo com os níveis recomendados pela ANVISA?
1.3 HIPÓTESE
É possível que a quantidade do elemento químico sódio em salgadinhos industrializados, disponíveis no Brasil em 2014, esteja acima dos níveis recomendados pela ANVISA.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Analisar se a quantidade do elemento químico sódio em salgadinhos industrializados, disponíveis no Brasil em 2014, está de acordo com os níveis recomendados pela ANVISA.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver um levantamento bibliográfico para embasamento teórico do trabalho sobre: características do elemento químico sódio, funções do sódio nas células humanas e problemas causados pelo excesso no consumo de sódio na alimentação;
Realizar pesquisa de campo em supermercados das cidades de Botucatu e Jaú para levantamento de dados sobre a quantidade de sódio contida em diferentes marcas e tipos de salgadinhos industrializados;
Realizar pesquisa documental junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para obter dados oficiais sobre a recomendação da quantidade de sódio em salgadinhos industrializados;
Comparar os dados