lazer e eventos na melhor idade
A chegada à Terceira Idade traz consigo limitações sobre um corpo já muito vivido. Já não se tem a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos e do raciocínio, a mesma coordenação motora da época da juventude.
Mais Hoje em dia isso tem mudado cada vez mais, os idosos de hoje não são do tipo que ficam parados, estamos encontramos eles em universidades e cursos técnicos, viagens e turismo pelo mundo, isso porque as condições de vida nos dias atuais favorecem essas expectativas, a 40 anos atrás os idosos com mais de 60 não tinham as possibilidades que tem hoje, além da falta de emprego havia um grau bem alto de preconceito, o que moviam a rejeição tanto por parte da sociedade como da parte da família fazendo com que os mesmos fossem abandonados em asilos e muitas vezes maltratados. Não que isso foi extinto da sociedade atual, mais o porcentual caiu bastante isso devido as melhores condições impostas as nossos queridos velhinhos , melhoria da qualidade de vida deles. A palavra "lazer" tem um complexo de significações com base em interpretações da moral, da religião, da filosofia e do senso comum, comportando também, um sistema de pensamento que indica uma condição de felicidade e de liberdade. (SANTINI,1993). Para Dumazedier, lazer é:
"[...] um conjunto de ocupações, às quais o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembarcar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais" (DUMAZEDIER,apud SANTINI,1993,p.17).
O lazer na Melhor Idade
Na terceira idade as motivações do lazer reduzem-se a uns poucos referenciais, com ênfase nas necessidades psicológicas de repouso e de ocupação do tempo. Dr. Paulo explica que as atividades de lazer podem ser exercícios físicos de qualquer espécie e/ou modalidade, jogos e brincadeiras em grupo,