Administração
O primeiro passo do planejamento é a definição dos objetivos a serem alcançados. Sempre alinhados com a estratégia coorporativa. Uma clara identificação de escopo permite aos responsáveis por sua implementação a busca de soluções que possam levar a cabo a demanda recebida. "Por analogia, o médico precisa de um diagnóstico preciso para poder estabelecer o tratamento ao paciente". Caracterizado o escopo, iniciam-se os processos de planejamento nas áreas de conhecimento. Consiste-se em: escopo, prazo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, suprimentos e integração.
O planejamento de todas as áreas de conhecimento define as diretrizes para as fases de execução, controle e conclusão.
(1) Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais e de como atingi-los, envolvendo (1º) escolher um destino, (2º) avaliar rotas alternativas e (3º) determinar o curso específico paras alcançar o destino escolhido, podendo ajudar os gerentes a analisarem cuidadosamente as questões e os problemas e a conceberem alternativas para lidar e superar.
Fonte: Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov, do livro Administração-2ª edição - Série Essencial - Editora Saraiva 2003
Esta edição da obra foi revista e adaptada à realidade do aluno e profissional brasileiro, com exemplos de práticas empresariais e legislação afim em vigor em no Brasil. A obra analisa as funções da administração para que o leitor seja capaz de superar as exigências e desafios do executivo moderno, de modo que ele se torne um profissional globalizado e empreendedor, conheça as tendências da Administração, planeje sua carreira e domine as habilidades e competências necessárias.
Para MONTANA e CHARNOV, liderança é um processo onde uma pessoa tem o poder de influenciar as demais que estão á sua volta, para alcançar um objetivo desejado.
Já para Stoner (2009), este processo está relacionado ás tarefas que os