Analise sobre a legitimidade da dominação em stalin pelos conceitos de max weber.
TIAGO DA SILVA PEREIRA.
ANALISE SOBRE A LEGITIMIDADE DA DOMINAÇÃO EM STALIN PELOS CONCEITOS DE MAX WEBER.
CURITIBA, 4 DE MARÇO DE 2013.
Introdução.
Este artigo analisa a ascensão de Stalin a Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética, buscando entender como procedeu a legitimação perante o Partido Comunista e seus seguidores. Após a morte de Lenin em 1 de janeiro 1924, Stalin e Trotsky foram os dois principais líderes que passaram a disputar o poder na União Soviética , possuindo grandes divergências em relação ao rumo da revolução. Stalin conseguiu liderar as diretrizes do partido e expandir suas estratégias disseminando suas ideologias a lideres comunistas de vários países tornando-se, ao lado de Lenin, uma das figuras mais marcantes do século XX.
A importância deste tema está no desmistificar a forma como o poder é exercido e legitimado na figura de líderes políticos em organizações que impactam de forma global as decisões políticas. Utilizar-se-á um levantamento bibliográfico, histórico e sociológico que relatam o contexto histórico e a vida política de Stalin no período de 1898 até 1927.
Em primeiro momento será abordada a contextualização histórica e os seus passos como militante político-partidária no grupo social–democrata na Geórgia, sua participação na organização de movimentos e greves operárias, sua integração ao partido POSDR, a posterior adesão à facção Bolchevique e o momento em que ocorre a sua ascensão como Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética.
Em segundo momento será realizada uma análise aonde serão utilizados os conceitos relacionados à legitimação da dominação definidos por Max Weber. Segundo Weber, dominação é “a probabilidade de encontrar obediência para ordens especificas dentro de determinado grupo de pessoas. (Economia e Sociedade, 1920, pag.